sábado, 17 de março de 2012

Barão do Upacaraí

Demétrio José Xavier
O único Barão do Upacaraí.
Filho de Manuel José Xavier e Plácida Maria Rodrigues dos Santos.
Nasceu em 1812, em Herval (Rio Grande do Sul- Brasil) e morreu em Dom Pedrito (Rio Grande do Sul- Brasil) no dia 05 de setembro de 1889.
Casou em São Gabriel (Rio Grande do Sul), em 1847 com Margarida Cândida da Silva, com quem teve os seguintes filhos: Maria, Galdina, Etelvina, Margarida, Manuel, que foi oficial do exército brasileiro, Demétrio, Zeferino, José e Carolina.
Era um fazendeiro e abolicionista (naquela época se usava para caracterizar quem era contra a escravatura dos afro-descendentes). Foi fundador do clube abolicionista de Dom Pedrito.
Era proprietário da Sesmaria do Fialho,de campos em Santana do Livramento, de rebanhos de gado e de diversas casas em Dom Pedrito.
Lutou do lado legalista na Revolução Farroupilha, lutou na Guerra do Paraguai, onde mostrou avançados conhecimentos táticos e reconhecida coragem em combate e por isso, foi distinguido com o posto de Brigadeiro Honorário do Imperial Exército Brasileiro.
Foi comendador da Imperial Ordem da Rosa, oficial da Imperial Ordem de Cristo, cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, coronel da Guarda Nacional e um dos líderes do Partido Liberal.
Foi agraciado barão em 8 abril de 1879.
O título faz referência ao rio upacaraí, pertencente a bacia do rio santa maria, na região onde o nobre viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário